Apresentamos nossos serviços de BPO Financeiro.
BPO vem do inglês Business Process Outsourcing, que significa, em tradução livre, terceirização de processos de negócios.
A terceirização de processos financeiros não é novo, pois já era praticada por muitas empresas com o intuito de reduzir custos e expandir operações.
Era muito conhecido como "Assistente Administrativo/Financeiro virtual", ou como "Administração Financeira", mas com a globalização e avanço da tecnologia, aproximando empresas, organizações e profissionais virtualmente, a medida que a busca por terceirização foram aumentando, a necessidade de se tornar um serviço mais especializado também foi aumentando, e inspirado em modelos internacionais de negócios de terceirização, principalmente por startups de tecnologia, foi se popularizando no mercado profissional brasileiro.
A popularização do BPO Financeiro que conhecemos hoje, se deu a partir de 2019, ainda com "Assistentes Financeiros Virtuais", mas com a pandemia em 2020 e a necessidade das empresas por redução de custos para manter-se em operação e dos profissionais da área financeira por se reinventar, foi que tornou o BPO Financeiro conhecido. Mesmo com o retorno das atividades normais em 2021, essa crescente continuou visto que a escolha pela terceirização se mostrou mais positiva, apresentando melhores resultados com custos menores.
O BPO Financeiro, assim como em outras áreas, é uma solução tendência no mundo empresarial, por sua proposta de otimizar a eficiência operacional, reduz custos e permite que as empresas concentrem esforços em questões estratégicas.
Com o BPO financeiro, você terceiriza as atividades financeiras na sua empresa, passando a contar com especialistas na área para fazer uma gestão mais eficiente para o seu negócio. Tem, portanto, mais agilidade e controle nas tarefas financeiras, além de ter acesso a uma visão mais ampla do seu negócio.
Foco na atividade principal. Conseguir concentrar esforços na atividade final da empresa e funções estratégicas, é mais uma grande vantagem do BPO Financeiro. Pois, as tarefas mais burocráticas e de apoio podem ser desempenhadas pela terceirizada responsável pelo serviço.
Vantagens:
Aumento da produtividade: melhores práticas e tecnologias focadas e direcionadas para a gestão financeira do negócio.
Redução de custos: devido a redução de infraestrutura, tecnologia e contratações, a economia pode ser significativa.
Maior flexibilidade: permite que o negócio consiga se adaptar de forma mais rápida às mudanças, seja por aumento de demanda ou redução de atividades, devido à alta capacidade dos profissionais em analisar, identificar e apontar metodologias e práticas adequadas a cada momento.
Maior escalabilidade: a redução de custos, a expertise dos profissionais permite a adequada alocação dos recursos para que o negócio possa crescer de forma sustentável.
Especialização acessível: profissionais e empresas de BPO Financeiros são capacitados e especialistas em diversas áreas financeiras o que garante a execução das atividades com precisão, eficiências e objetividade.
Foco no negócio: a terceirização das atividades financeiras, permite que os donos do negócio concentrem seus esforços nas atividades principais focando na melhoria da qualidade, produtividade e competitividade no mercado de atuação.
Redução de riscos: os profissionais de BPO Financeiros tem domino e estão em constante atualização sobre as normas e regulamentos para praticas financeiras, bem como leis que regem suas atividades, reduzindo riscos de penalidades e não conformidades legais, erros e fraudes.
Informações em tempo real: o BPO Financeiro pode oferecer tempo de resposta mais rápido no compartilhamento de informações e processos financeiros, aumentando a eficiência operacional.
Por:
Aleyson Tourinho
Gestor financeiro