Ao encerrar um mês, é necessário fazer o FECHAMENTO. Para profissionais financeiros e contábeis, pode até ser um momento de terror, mas é de extrema importância.
O que acontece nesse momento?
É normalmente iniciando no dia 25 do mês, com registros de documentos recebidos, a pagar ou já pagos, especialmente Notas Fiscais.
Além disso, são feitas as conciliações bancárias e contas a receber, principalmente em operações com recebimentos via cartão de crédito.
É de extrema importância que todos os documentos de competência do mês corrente (emitidos no mês que está acabando) seja registrado até o último dia do mês, podendo ser 28, 30 ou 31, ou seja dentro do período de competência.
Manter todos os registros de operação em dia ao longo do mês, reduz muito a explosão de trabalho no fechamento, ou seja, registrar documentos e operações no momento que ocorrem, evita o acúmulo para ser feito nos últimos dias, como consequência, erros de registro ou registros fora do período de competência.
Os registros feitos terão impacto diretamente no fechamento contábil, pois é nesse momento que serão apurados todas as informações para envio ao Fisco, órgão que regula a atividade das pessoas jurídicas. A partir dessas informações, são apurados os impostos a pagar para que seu negócio siga em operação de forma legal e saudável.
Por:
Aleyson Tourinho
Gestor financeiro